10 benefícios do Pilates para a sua saúde

O Pilates é uma atividade física diferenciada e que traz inúmeros benefícios para a saúde. Neste artigo, preparamos uma lista especial com os dez principais benefícios trazidos pela prática rotineira do método.

É importante destacar que a prática do Pilates leva em consideração as particularidades de cada indivíduo, por isso, cabe ao profissional instrutor perceber, avaliar e direcionar os exercícios de acordo com as características individuais de cada aluno.

Desta forma, é muito importante buscar profissionais capacitados e que tenham condições de planejar exercícios que integrem o corpo e a mente, garantido o aproveitamento máximo da prática. Confira agora os benefícios trazidos pelo Pilates:

1 – Resistência física/Fortalecimento Muscular

O Pilates é um exercício indicado para quem busca ganho de resistência física e fortalecimento muscular. Desta forma, uma das suas características mais conhecidas é a sua eficiência no ganho de força física.

Muitos alunos optam pela prática do Pilates como forma de substituição de outras atividades de condicionamento físico, principalmente em razão dos inúmeros outros benefícios que são somados trazidos pelo exercício do Pilates.

2 – Concentração

O Pilates é um exercício que requer muita concentração mental já que exige do corpo uma série de movimentos até então desconhecidos. Por isso, a prática da atividade requer do aluno um nível de concentração muito alto, desta forma, o Pilates acaba desenvolvendo no aluno um alto nível de concentração que impacta na sua vida cotidiana.

3 – Controle físico

Conhecer o corpo e aprender como lidar com ele é outra vantagem comum observada pelos praticantes do Pilates. Com o passar do tempo o aluno desenvolve um controle físico e mental que auxiliam na prática de outras atividades físicas, esportes e até mesmo no seu dia a dia.

4 – Bem estar mental

Toda atividade física traz benefícios mentais para o seu praticante. Com o Pilates não é diferente. A prática da atividade beneficia no âmbito do bem estar mental, trazendo a sensação de prazer e satisfação.

5 – Melhora geral da saúde

A prática continuada do Pilates traz resultados também no aspecto da saúde como um todo. É possível identificar a diminuição nas dores corporais, dificuldades respiratórias, problemas de controle de humor, entre outros.

Além disso, é uma excelente opção de exercício físico para gestantes que buscam a manutenção física durante a gravidez.

6 – Melhora da respiração

A prática do Pilates utiliza a respiração como fator atrelado ao movimento do corpo, por isso o aluno que pratica o método aprende e desenvolve novas formas de respirar, o que facilita a realização dos exercícios. Consequentemente, esta prática traz benefícios na melhora geral da respiração.

7 – Alívio de dores musculares

Normalmente, as dores musculares estão relacionadas a execução inadequada de exercícios, ou, a ausência de exercícios físicos na rotina corporal. Por isso, quem sofre com o problema pode encontrar a solução no Pilates, método muito utilizado para a redução e alívio das dores musculares.

8 – Melhora da postura

O Pilates é indicado para todas as pessoas que sofrem com problemas de postura corporal. Também é muito utilizado como método complementar a outros tratamentos médicos relacionados à problemas coluna.

Lembre-se sempre que se você identificar problemas na saúde o primeiro profissional que deve avaliar a sua situação é um médico, o Pilates não substitui tratamentos médicos tradicionais, apenas complementa.

9 – Redução do atrito nas articulações

Diferente de outros exercícios musculares, o Pilates atua de forma gradativa, por isso ele não causa impacto e atrito nas articulações.

10 – Auxilia no controle do peso corporal

Como exercício físico, é uma excelente opção para quem está em tratamento nutricional para controle ou redução de peso corporal. O método traz benefícios para quem busca emagrecimento com saúde.

Se você está buscando a melhora da sua saúde através da prática de uma atividade física que integra o corpo e a mente, o Pilates é uma excelente opção de exercício.